domingo, 27 de maio de 2012

Osteoporose e atividade física




         A osteoporose é uma doença esquelética que tem como característica a redução da densidade mineral óssea, aumentando a suscetibilidade às fraturas. A osteoporose pode estar localizada em lugares diferentes do sistema esquelético (exemplo: região lombar, colo do fêmur e quadril). As fraturas de quadril estão associadas a um risco maior de incapacitação e morte. A doença atinge com maior frequência homens com idade igual ou maior que 50 anos, mulheres pós-menopáusicas e idosos de ambos os sexos e é diagnosticada através do escore T obtido no exame de densidade mineral óssea (DMO).




         A prática de atividade física pode trazer benefícios para a saúde dos ossos, reduzindo o risco de fraturas osteoporóticas, através do aumento da massa óssea máxima (conseguida durante o crescimento e desenvolvimento esquelético), redução do ritmo de perda óssea com o passar dos anos e dimuição da incidência de quedas, devido ao aumento da força muscular e equilíbrio. A atividade física possui um papel fundamental na prevenção primária e no tratamento da osteoporose.




Prescrição de exercícios na prevenção primária e no tratamento da osteoporose

         O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) recomenda a prescrição de exercícios para osteoporose para dois tipos de populações: (a) indivíduos com risco de osteoporose definidos como tendo um ou mais fatores de risco para a doença (exemplo: massa óssea atual baixa, idade e ser do sexo feminino) e (b) indivíduos com osteoporose.

Recomendações FITT (frequência, intensidade, tempo, tipo) para ajudar na preservação e na saúde óssea de indivíduos com risco de osteoporose:

Frequência Atividades aeróbicas com sutentação do peso corporal 3-5 dias na semana e treinamento de força 2-3 dias na semana.

Intensidade Intensidade moderada (exemplo: 60-80% de 1RM, 8-12 repetições para o treinamento de força) a alta (exemplo: 80-90% de 1RM, 5 a 6 repetições para o treinamento de força) em termos de forças das cargas suportadas pelo osso.

Tempo 30-60 minutos por dia de uma combinação de atividades aeróbicas com sustentação do peso corporal e treinamento de força muscular.

Tipos Atividades aeróbicas com sustentação do peso corporal (por exemplo: caminhada e caminhada com trotes intermitentes), atividades que envolvem saltos (exemplo: voleibol e basquete) e treinamento de força.

Recomendações FITT (frequência, intensidade, tempo, tipo) para ajudar a prevenir a progressão da doença em indivíduos com osteoporose:

Frequência Atividades aeróbicas com sustentação do peso corporal 3-5 dias na semana e treinamento de força 2-3 dias na semana.

Intensidade Intensidade moderada (40% a < 60% da VO2R ou da FCR) para atividades aeróbicas com sustentação do peso corporal e intensidade moderada (exemplo: 60%-80% de 1RM, 8-12 repetições para o treinamento de força) em termos das cargas suportadas pelo osso, embora alguns indivíduos possam ser capazes de tolerar um exercício mais intenso.

Tempo 30-60 minutos por dia de uma combinação de atividades aeróbicas com sustentação do peso corporal e treinamento de força muscular.

Tipo Atividades aeróbicas com sustentação do peso corporal (exemplo: caminhada e outras atividades conforme toleradas) e treinamento de força.



Referência: Diretrizes do ACSM para Testes de Esforço e sua Prescrição 2010 - oitava edição - Editora Gen / Guanabara Koogan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
contador de visitas