sábado, 30 de março de 2013

Planos de delimitação e secção do corpo


Planos de delimitação do corpo humano 
     
       Na posição anatômica o corpo humano pode ser delimitado por planos tangentes à sua superfície, os quais, com as suas intersecções, determinam a formação de um sólido geométrico (Figura 1).

Figura 1
As faces desse paralelepípedo possuem os seguintes planos correspondentes:
  • Dois planos verticais, um tangente ao ventre (plano ventral ou anterior) e um ao dorso (plano dorsal ou posterior). Estes planos e outros a eles paralelos, são também chamados de planos frontais por serem paralelos à fronte. As denominações ventral e dorsal são reservadas ao tronco e anterior e posterior aos membros.
  • Dois planos verticais tangentes aos lados do corpo - planos laterais direito e esquerdo.
  • Dois planos horizontais, um tangente à cabeça - plano cranial ou superior - e outro à planta dos pés - plano podálico (de podos = pé) ou inferior.
       O tronco isolado é limitado, inferiormente, pelo plano horizontal que tangencia o vértice do cóccix, ou seja, o osso que no homem é o vertígio da cauda de outros animais. Por essa razão, este plano é denominado caudal.


Planos de secção do corpo humano

Além dos planos de delimitação do corpo humano, é possível traçar também os planos de secção. São eles:
  • O plano que divide o corpo humano em lado direito e esquerdo é denominado mediano (figura 2). Toda secção do corpo realizada por planos paralelos ao mediano é chamada de secção sagital (figura 3), e os planos de secção são também chamados sagitais. O nome deriva do fato de que o plano mediano passa pela sagitta (que significa seta) do crânio fetal.
Figura 2
  • Os planos de secção paralelos aos planos ventral e dorsal, são chamados de frontais e a secção também é denominada frontal (figura 3).
  • Os planos de secção que são paralelos aos planos cranial, podálico e caudal são horizontais. A secção é denominada transversal (figura 3).
Figura 3

Dângelo e Fattini - Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar - editora ATHENEU

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
contador de visitas