sábado, 23 de março de 2013

Redirecionamento sanguíneo

    Na última terça-feira, dia 19/03/2013, o grupo CL (ciclo de leituras) de fisiologia do exercício da Academia Meta Física, debateu sobre o tema redirecionamento sanguíneo durante o exercício físico. Segue abaixo um resumo do que foi estudado:
     A distribuição de sangue nos tecidos do nosso organismo irá variar de acordo com as necessidades dos mesmos. Em repouso, a maior parte da distribuição de sangue é direcionada para os tecidos que são mais metabolicamente ativos, como o fígado e os rins, que em conjunto recebem aproximadamente 50% do sangue circulante e os músculos esqueléticos que recebem 15%.
    Durante o exercício aeróbio intenso, o sangue é redirecionado para as áreas onde a necessidade é maior. Assim, os músculos esqueléticos passam a receber até 80% ou mais do sangue disponível. O redirecionamento sanguíneo e os aumentos no débito cardíaco (FC x volume de ejeção), permitem um fluxo sanguíneo 25 vezes maior aos músculos em atividade.
    A distribuição de sangue é controlada principalmente pelas arteríolas. Esses vasos possuem duas características importantes:
  • Parede muscular forte, a qual pode modificar de forma significativa o diâmetro do vaso.
  • Respondem a mecanismos (auto-regulação e controle neural extrínseco) que controlam o fluxo sanguíneo.

Vasos sanguíneos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
contador de visitas