quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ciclo de leituras

     No dia 05/02/2013 demos início ao nosso ciclo de leituras em Fisiologia do exercício na Academia Meta Física. O ciclo de leituras é um grupo de estudos semanal que conta com a presença de professores e estagiários da academia. O tema central escolhido para o ano de 2013 foi sistema cardiovascular e  no encontro do dia 05/02/2013, falamos sobre as funções do sistema cardiovascular, estruturas do sistema, sopro cardíaco e miocárdio. Abaixo, apresento um resumo do que foi discutido.




Ciclo de Palestra dia 05/02/2013
Moderador: Daniel Queiroz
Participante: William Ferreira Cavalcanti
Revisão: Wagner de Assis Fernandes
Fonte: Fisiologia do esporte e do exercício - Jack H. Wilmore & David L. Costill - Editora Manole

As principais funções do sistema cardiovascular são classificadas em cinco categorias:

1 - Liberação - O sistema libera oxigênio e nutrientes para as células do corpo;
2 - Remoção - Remove dióxido de carbono e produtos da degradação metabólica;
3 - Transporte - Transporte de hormônios das glândulas aos seus receptores;
4 - Manutenção - Mantém a temperatura corporal e mantém a capacidade de tamponamento do sangue;
5 - Prevenção - Prevenção da desidratação e auxilia na prevenção de infecções.

Estrutura e Função do Sistema Cardiovascular

O sistema circulatório possui três componentes:
Uma bomba (o coração)
Um sistema de canais (os vasos sanguíneos)
Um meio líquido (o sangue)

Coração e Fluxo Sanguíneo

     O coração possui dois átrios (átrio direito e esquerdo) que atuam como câmaras receptoras, dois ventrículos (ventrículo direito e esquerdo) que atuam como unidade de envio. O coração é o componente do sistema responsável por fazer o sangue circular pelo sistema vascular. 
     Após sair do ventrículo esquerdo o sangue passa por todas as células do corpo, liberando oxigênio e nutrientes e removendo produtos da degradação metabólica. Através da veia cava superior e infeiror o sangue, pobre em oxigênio, retorna para o coração ao átrio direito, passa pela válvula tricúspide e vai para o interior do ventrículo direito. Do ventrículo direito o sangue é ejetado, passa pela válvula semilunar pulmonar, sendo direcionado para as artérias pulmonares direita e esquerda, até chegar aos pulmões para ser reoxigenado. O sangue deixa os pulmões através das veias pulmonares direita e esquerda e é direcionado para o átrio esquerdo, passa pela válvula bicúspide ou mitral  e chega ao ventrículo esquerdo, onde é ejetado para o corpo todo, passando pela válvula semilunar aórtica.
     O lado direito do coração é conhecido como lado pulmonar e o lado esquerdo como sistêmico.

Sopro Cardíaco

     No coração são encontradas as válvulas tricúspide (lado direito do coração), semilunar (pulmonar e aórtica) e bicúspide (lado esquerdo do coração). Essas válvulas impedem o fluxo retrógrado do sangue, assegurando que o fluxo tenha somente uma direção.
     Sopro cardíaco é uma condição na qual  sons cardíacos anormais são detectados com o auxílio de um estetoscópio. O som anormal pode indicar um fluxo sanguíneo turbulento através de uma válvula estenosada ou defeituosa. O sopro também pode indicar o fluxo sanguíneo errático através de um orifício no septo. No prolapso da válvula mitral, a válvula bicúspide permite que ocorra algum fluxo retrógrado para o interior do átrio esquerdo durante a contração ventricular. Se o fluxo retrógrado não for significativo, o prolapso da válvula mitral tem pouca importância clínica.
     Na maioria dos atletas os sopros são benignos, não afetando o bombeamento cardíaco. No entanto, em alguns casos, o sopro pode indicar válvulas doentes, o que pode ocasionar uma interevenção cirúrgica.
     
O Miocárdio

     A musculatura cardíaca é denominada coletivamente de miocárdio. A espessura dessa musculatura irá variar de acordo com a tensão imposta sobre as paredes das câmaras cardíacas. O ventrículo esquerdo envia sangue para o corpo todo, superando o efeito da gravidade quando o indivíduo está em pé ou sentado. Possui a parede muscular mais espessa, quando comparado com as outras câmaras cardíacas.
     No exercício aeróbio intenso a demanda de sangue dos músculos ativos aumenta consideravelmente e as demandas impostas ao ventrículo esquerdo são elevadas. Como adaptação ao treinamento, a parede muscular hipertrofia.
     O músculo estriado cardíaco (miocárdio), apesar de possuir o aspecto estriado, é diferente do músculo estriado esquelético. As fibras musculares cardíacas são anatomicamente interconectadas pelas extremidades através dos discos intercalares que possuem desmossomos - estruturas responsáveis por unir as células para que não ocorra separação durante a contração. Possuem também GAP junções, que permitem a transmissão rápida do impulso que estimula a contração cardíaca. O Miocárdio das quatro câmaras atua como uma grande fibra muscular, todas as fibras contraem em conjunto.
       
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
contador de visitas